quinta-feira, 15 de julho de 2010

MULHERES: PRECISAMOS NOS UNIR!!!

Oi gente,
O título desta postagem pode parecer meio "feminista"... Mas é algo que eu realmente gostaria de falar e compartilhar com vocês que me seguem (e também com os que não me seguem, mas visitam o blog).
Ontem saiu a primeira lista com o parecer da comissão de avaliação do ProAC nº 04, para publicação histórias em quadrinhos.
Tive meus "cinco minutos" de tristeza, ao ver que meu nome não está na lista; nem mesmo entre os suplentes (tristeza que vocês podem notar pelo post abaixo).
Hoje, recuperada e calma; abri novamente o arquivo e fiquei horrorizada ao ver que - PASMEM - não existe nenhuma mulher entre os escolhidos!!! Imaginem, entre 20 nomes; nenhuma representante da classe feminina!
Isto é realmente muito sério, gente. Eu não sei dizer se isso reflete o preconceito - pequeno, mas que ainda existe - com relação às mulheres no mundo dos mangás; ou se representa a timidez das minhas "xarás" em meter as caras e assumir que curtem fazer quadrinhos.
Se este resultado diz respeito ao preconceito... Só tenho a dizer que é lamentável. Chega a me dar nojo. A arte, assim como a morte, não escolhe sexo, classe, cor, raça ou religião.
Mas se o resultado comprova que o número de mangakás homens é gigantescamente maior que o de mulheres... Está na hora de vocês aparecerem, garotas!
Eu conheço várias garotas talentosas (muitas que desenham até melhor do que eu)... Mas sinceramente, não conheço muitas fanzineiras ou mangakás. Podem dizer que sou louca, ou até mesmo "amostrada" (!!!), mas eu realmente não tenho vergonha de ser a única "flor" entre os rapazes. Não tenho mesmo. E acho que nenhuma mulher deveria ter.
Deixo aqui o meu recado e o meu aviso, para que as mulheres que curtem o meu trabalho possam ter coragem de mostrar a cara e ser feliz fazendo mangá!!!

Bj em todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário